segunda-feira, 25 de maio de 2009

Que Rio que nada....





Este foi um comment nada sucinto para um blog de um amigo meu...

"Antes de mais nada, parabéns pelo texto como sempre muito bem escrito.
Concordo em parte com a percepção de que muito da decadência carioca (que existe sim, e eu sou carioca antes que alguém diga alguma coisa), tem haver com essa idéia ou forsação de barra de que é preciso exaltar os "valores" cariocas. O que é uma grande besteira evidente. Esses valores não são criados, aparecem no cotidiano, aqui e alí.
Isso, como carioca me incomoda muito.
De qualquer forma preciso defender algumas coisas.
Não acho que relembrar coisas do passado da cidade seja ficar parado no passado. Muito do que se faz hoje na moda e em outras áreas culturais do nosso país tem haver com esse passado. Que não é feio, nem chato.
Mas acho que não perceber ou admitir determinados fenômenos culturais é um problema. Não um problema carioca, mas um problema do Brasil.
Acho ruim por exemplo quando determinados setores da sociedade não gostam de ter um ex-torneiro mecânico como presidente (estou defendendo a figura, não o político).
Ainda bem que no Rio e São Paulo há uma grande quantidade de pessoas visão estilística. Talvez agora mais em São Paulo por ser uma cidade cosmopolita e o grande centro econômico do país (sem aspas por que é isso mesmo).
Mas gente, vamos esquecer essa conversa porque o que importa mesmo não é se você é carioca ou paulista. O importante é ser brasileiro, não é mesmo?"

3 comentários:

Vitor dus Infernus disse...

sim, o passado é importante, mas o apego excessivo para revelar/entender/ criar um comportamento atual pode não ser uma saída mas uma cilada

Anônimo disse...

é verdade... muito ruim ficar batendo na mesma tecla ou tentar "inventar o novo".

Kamille disse...

Essa discussão é que é sem sentido, né? São duas cidades tão diferentes! Tem gente que ama morar em São Paulo, tem gente - como eu - que sentiria muito a diferença.
Porque, com todos os problemas, o Rio de Janeiro tem lugares lindos e a gente consegue, com sorte, levar uma vida tranqüila...
Mas viva as diferenças e, como diz você, o pior é ter gente que critica o Lula com o argumento de que ele "não tem instrução". Como se só as pessoas mais instruídas tivessem feito alguma coisa pelo país...