quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Sem Álcool

Meu pai bebe cerveja sem álcool....
Essa constatação me levou a algumas reflexões.
Pra começar.... porque bebemos? Digo, porque nos embriagamos? Ao longo dos anos (e quando digo anos quero dizer centenas de anos) essa cultura "junkie" é parte paralela de nossa história.

Vamos aos fatos. Ninguém bebe vinho, cerveja ou qualquer outra coisa alcoólica só pelo prazer do sabor. Duvido que alguém goste somente do sabor de um scotch ou vodka. Pelo menos não a maioria. Meu pai que poderia se considerar parte da população "não alcoólatra" me confessou uma vez que só bebe cerveja sem álcool porque tem um histórico de úlcera. Se ficar tomando essa bebida de placebo durante uma noite inteira, começa a ficar enjoado. Seria necessário o elemento embriagante para manter o gosto pela cerveja?

Agora a questão mais profunda ou melhor, mais franca. Drogas.
Nossa sociedade gosta de tratar o assunto com uma certa hipocrisia. Mas a verdade mesmo é que as pessoas, em todos os níveis gostam de ficar "anestesiadas". Além da bebida, podemos citar vários tipos de farmacológicos recreativos. Maconha, cocaína, heroína, anfetaminas, novela das oito e até o cafezinho do trabalho são dispositivos que encontramos para separar o mundo que achamos ser real do mundo que idealizamos em nossos prazeres. Seria uma prova de que a nossa civilização é realmente contraditória com seu sistema de leis criadas para melhorar a relação entre as pessoas. As vezes você simplesmente comente excessos, outras guarda suas energias para a próxima. É melhor admitir e lidar com isso na minha humilde opinião, do que tentar inventar uma pureza ou utopia inexistente.

Nossa natureza nunca vai mudar.... pelo menos no próximo milhão de anos.

3 comentários:

Mauricio Perninha disse...

Hum, eu nao bebo justamente pq nao gosto de perder as redeas da minha mente. E quando o fazia, e vez ou outra volto a fazer, eh pelo sabor da bebida mesmo.

Ja cafeina, acucar, anti-depressivos e ansioliticos, acho q me fazem ter mais controle sobre a minha mente, por isso os tomo. Com frequencia.

Mas eu nao sou humano, sou um alien. Cai da minha espaconave e to esperando a proxima vinda do cometa Halley pra voltar pra casa!

Anônimo disse...

As rédeas nunca estiveram com você amigo.... vai por mim. :)

Unknown disse...

Eu não acho que essa necessidade de escapar da realidade seja um "luxo" da nossa sociedade. Sei que pelo menos desde o século XVIII se faz uso de substâncias alucinógenas.. realmente não sei se antes disso ja rolavam maneiras de alterar a consciência, mas acredito que sim, mesmo que fossem ocorridas em rituais religiosos.
Enfim, o que eu acho é que o ser humano precisa de uma forma de escape. Só que aí cada um escolhe sua maneira, né. Seja a novela das 8 ou a cocaína...